Cristã fervorosa foi presa durante a perseguição de Diocleciano e torturada atrozmente, sem se quebrantar. Perante a sua persistência na Fé Cristã, foi encerrada numa masmorra, parece que no local do célebre alcácer de Toledo. Conta-se que fez uma cruz com as próprias unhas na parede da cela onde ficou presa até sua morte, no dia 9 de dezembro de 303 ou 304.
Após a invasão árabe, iniciada no ano de 711, as suas relíquias foram levadas para Oviedo, onde permaneceram até ao final do séc. XI, quando Afonso VI terá permitido que um conde do Hainaut, peregrino de Santiago e participante na Reconquista cristã da Península, as levasse para uma abadia na Bélgica. No reinado de Filipe II este conseguiu que as ditas relíquias voltassem a Espanha, sendo devolvidas à Catedral de Toledo no meio de grandes festividades, em 1587.
Assim, é possível que o culto de Santa Leocádia tivesse recrudescido neste período (finais do séc. XVI-inícios de XVII).
Santa Leocádia é a Padroeira da cidade de Toledo,na Espanha, e o seu culto é também difundido no Norte de Portugal.
Santa Leocádia, rogai por nós.
Oração
Senhor, Pai de Misericórdia, tende piedade de nós, pois somos tão indiferentes as Vossas Verdades e ensinamentos.Perdão, por não defendermos a Igreja, por não nos dedicarmos à oração, por não procurarmos conhecer-Vos melhor através das Escrituras, pela preguiça espiritual, por nosso orgulho e tantas outras faltas.
Por intercessão de Santa Leocádia, Vos pedimos, atendei a nossa súplica e dai-nos o Vosso perdão.
Amém.
2 comentários:
Senhor, Pai de Misericórdia, tende piedade de mim, pois as Verdades e ensinamentos libertam e a mentira não poderia existir por que a mentira de prende e a verdade liberta. graças aos meus pais que me batizaram com o nome Leocádia.
Obrigada pela visita ao nosso blog. Que a intercessão de S.Leocádia se faça presente por toda a sua vida. Paz e Bem!
Postar um comentário