BEATO GREGÓRIO X, PAPA, 10 DE JANEIRO

terça-feira, 22 de janeiro de 2013


Beato Gregório X, O.Cist.
185º papa
Nascido Teobaldo Visconti (Placência, Itália, 1210 — Arezzo, 10 de janeiro de 1276) foi Papa entre 1271 e 1276. 
O conclave que o elegeu foi o mais longo da história da Igreja, durando quase três anos.
Eleição 1 de Setembro de 1271
Fim do pontificado 10 de Janeiro de 1276
Antecessor Clemente IV
Sucessor Inocêncio V

São Gregório X é lembrado como o Papa que convocou o II Concílio Geral de Lião (França), em 1274. Esse Concílio visava estabelecer a união da Igreja do Oriente com a Igreja de Roma ou do Ocidente. Visava também a libertação da Terra Santa e à reforma dos costumes do clero e dos leigos.

Tomaram parte nesse Concílio dois grandes teólogos da época: São Boaventura, franciscano, e Santo Tomás de Aquino, dominicano. Participaram ainda 15 cardeais, um rei, os patriarcas latinos de Constantinopla e de Antioquia e cerca de 1600 eclesiásticos, entre os quais 500 bispos.

São Gregório era profundo conhecedor do Direito Canônico, que regula a vida da Igreja. Era versado também nas ciências eclesiásticas. Foi enviado por Inocêncio IV como missionário à Terra Santa, e ali recebeu a notícia de que havia sido eleito Papa. Pontificou apenas por 05 anos (1271-1276) e morreu quando regressava do Concílio à Roma.


Teobald Visconti foi monge da Ordem Cisterciense. Italiano de nascimento, gastou a maioria de sua carreira eclesiástica nos Países Baixos. Era um homem severo e de grande dignidade. Foi amigo de São Tomás de Aquino e conselheiro dos reis da Inglaterra e da França.

Sucedeu ao Papa Clemente IV após três anos de Sé Vacante, devido às divisões entre os cardeais, sendo o maior período de vacância registrado em toda a história da Igreja. Os cardeais franceses e italianos igualmente rachados quiseram um papa de seu país devido à situação política com Carlos de Anjou. O "beco sem saída" foi quebrado finalmente quando os cidadãos de Viterbo, onde os cardeais estavam reunidos, removeram o telhado do edifício onde os cardeais se encontravam, trancando-os dentro e somente permitindo-lhes comer pão e água. Três dias mais tarde, o papa Gregório X foi eleito. (Desde então, os cardeais escolheram sempre o papa sob o fechamento e à chave).

Gregório X foi considerado uma escolha forte porque embora fosse italiano, tinha passado parte da sua vida no norte dos Alpes e assim não estava envolvido em controvérsias políticas italianas recentes. Sua eleição veio como uma surpresa completa a ele, pois quando eleito estava envolvido na Nona Cruzada a São João de Acre com Eduardo I de Inglaterra na Palestina. Não querendo deixar sua missão, sua primeira ação como  papa era emitir externamente apelações para o DAE (dispositivo automático de entrada) aos cruzados.

Enquanto ainda era Cardeal, ajudou os irmãos Nicolau e Mateo Polo, tio e pai de Marco Polo, quando eles voltavam da China, governada por Kublai Khan, à sua pátria, a cidade de Veneza.

Promulgou a Bula De Regno Portugaliae em 1276, que excomungava o Reino de Portugal, e o rei português D. Afonso III, o Bolonhês, devido a desentendimentos entre o reino e a Igreja.

À chegada a Roma o seu primeiro ato foi reunir um concílio que teve lugar em Lyon em 1274 que debateu o Cisma da Páscoa, a condição da Terra Santa, e os abusos da Igreja Católica. Foi no regresso de uma das sessões do concílio que faleceu, em Arezzo.

A Gregório X se deve a bula Ubi Periculum , subsequentemente incorporada no Código de Direito Canónico, que continua a regular os conclaves para a eleição papal.

A festa do Papa Gregório X (beatificado em 1713) é celebrada 10 de janeiro.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010