SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA, VIRGEM, MÁRTIR, 25 DE NOVEMBRO

domingo, 25 de novembro de 2012

Em seu clássico livro Mille Santi del giorno, diz Pedro Bargellini que entre as santas que levam o nome de Catarina a mais conhecida na literatura é Catarina de Sena, a mais célebre na história da espiritualidade é Catarina de Gênova e, a mais venerada universalmente é Catarina de Alexandria, cuja história se perde na lenda.

Catarina é representada tradicionalmente como uma jovem formosa, em vestes e coroa reais, segurando um livro, símbolo de sua elevada cultura e tendo ao seu lado uma roda quebrada com pontas afiadas e uma palma, sinal do martírio.

Catarina (Egito, século IV), jovem corajosa, denunciou as autoridades que perseguiam os cristãos. Foi vítima da violenta represália de Maximino II por não negar sua fé em Deus e não aceitar o casamento com o imperador, por volta do ano 305, durante a perseguição de Diocleciano.

Originária do Egito, nos documentos gregos seu nome era Ecatarina. No século IV foi escrito uma Passio, história de seu martírio, de vasta credibilidade e que teve ampla difusão na Idade Média, onde Catarina, citada como cristã perante o imperador, em Alexandria do Egito, censurou-lhe a injusta perseguição contra os cristãos, provando através da sua vasta cultura filosófica, a inutilidade dos deuses, enaltecendo a beleza do cristianismo. Impressionado pela formosura e coragem da jovem, o imperador convocou alguns filósofos que foram convencidos de seus erros através da eloquência de Catarina e, se converteram à religião de Cristo. O imperador decretou a morte dos sábios convertidos e de Catarina, que devia ser barbaramente dilacerada por uma roda munida de lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Esta roda quebrou-se, e Catarina  foi depois decapitada.

A história diz que o corpo da santa foi levado pelos anjos ao monte Sinai, onde, de fato, foi construído um famoso mosteiro antes do ano 1000; neste mosteiro os monges acumularam uma rica biblioteca contendo preciosos códigos, entre os quais, no século passado, foi encontrado um código do século IV escrito em grego, contendo o Antigo e o Novo Testamentos, que passou à história com o nome de "Código Sinaítico", conservado no Museu de Londres.Uma parte de suas relíquias foi levada a um convento beneditino perto de Rouen, França, por volta do ano 1000, tornando-se famosas pelo alto poder taumatúrgico.

Surgiram numerosas igrejas em sua honra em toda a Europa; no Brasil é honrada como protetora de um Estado que leva o seu nome. Foi escolhida pela Universidade de Paris, como padroeira e é invocada como protetora pelos estudantes e filósofos.
ORAÇÃO
Deus e salvador nosso, ouvi a nossa súplica, para que, alegrando-nos com a festa da virgem santa Catarina de Alexandria, aprendamos a vos servir com amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
ORAÇÃO A SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA (1)
PARA PROTEÇÃO CONTRA ACIDENTES

Santa Catarina, vós quebrastes a roda da engrenagem das mãos dos torturadores e por isto és invocada como protetora contra os acidentes; eu vos peço, protegei-me de todo e qualquer acidente. Acidentes de trânsito, acidentes com arma de fogo, acidentes de quedas e tombos, acidentes a pé e a cavalo, acidentes com instrumentos de trabalho, acidentes com venenos e agrotóxicos, acidentes com máquinas e explosivos, acidentes de mordidas de cobras ou aranhas, acidentes em casa, na estrada, na roça, no campo ou no mato. Protegei meu corpo de todo e qualquer perigo que a cada instante estou sujeito a enfrentar. Defendei também a minha alma contra os perigos espirituais, que são tantos, em toda parte.
Santa Catarina protegei-me e salvai-me.
 Assim Seja.
ORAÇÃO A SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA (2)
PARA AUXÍLIO AOS ESTUDANTES
Santa Catarina de Alexandria, que tivestes uma inteligência abençoada por Deus, abre a minha inteligência, faze entrar na minha cabeça as matérias de aula, dá-me clareza e calma na hora dos exames, para que possa ser aprovado (a). Eu quero aprender sempre mais, não por vaidade, nem só para agradar aos meus familiares e professores, mas para ser útil a mim mesmo, a minha família, à sociedade e à minha Pátria.
Santa Catarina de Alexandria, conto contigo.Conta também tu comigo.
Eu quero ser um (a) bom (a) cristão (a) para merecer a tua proteção.
 Assim Seja.
Se desejar conhecer mais sobre a virgem e mártir de Alexandria, clique abaixo.

(Publicado 26.11.10, atualizado em 25.11.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010