NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, REI DO UNIVERSO

sábado, 24 de novembro de 2012


A solenidade de Cristo Rei do Universo, celebrada no último Domingo do Tempo Comum, encerra o Ciclo litúrgico dando início a um novo Ciclo (Ano C). A festa de Cristo Rei foi instituída pelo Papa Pio XI, em 1925.
 São as seguintes as leituras deste domingo:
            Primeira leitura    Dn 7,13-14        
           Salmo                 Sl 92 (93)
          Segunda leitura   Ap 1,5-8
              Evangelho           Jo 18,33-37


A Igreja no Brasil também comemora hoje o dia nacional do leigo e da leiga, homens e mulheres, que pelo batismo, são vocacionados a construir um outro mundo possível e necessário, baseado nos valores do reino de Cristo. Vivem sua missão nas pastorais, nos movimentos, evangelizadores sobretudo na sociedade e na  família. São presença e fermento de transformação da sociedade.
            
Cristo é rei para criar um povo real, livre de qualquer servidão do homem, para favorecer e acolher os recursos, os costumes, as riquezas dos povos, purificá-los, consolidá-los, elevá-los (cf LG 13). Os leigos, particularmente, partícipes da realeza de Cristo, devem trabalhar para a promoção da pessoa humana, para animar de Espírito evangélico as realidades temporais, e dar assim testemunho concreto de que Cristo-Rei é libertador e salvador de todo o homem e de todos os homens (AA 2). Cristo, o homem novo, solidário com a comunidade humana, eleva e aperfeiçoa, em seu mistério pascal, a atividade dos homens para uma melhor, mais humana convivência na colaboração, na fraternidade, na paz (cf. GS 22;32;33-45;77-78;92-93).

Jesus Cristo é rei porque é o único mediador da salvação de toda a criação. Deus continua a criar por meio do amor, e toda a criação é chamada, no homem, a participar de sua vida divina, entrar na sua Família. Só o Homem-Deus é capaz de fazer entrar na Família do Pai. O primogênito de toda criatura é o rei da criação porque só Ele é a imagem de Deus invisível, e a realização do desígnio criador depende unicamente dele. 

Uma vez que a criação se separou de seu Deus por causa do pecado, a realeza de Jesus Cristo assume o aspecto de uma reconciliação universal que ele opera derramando seu sangue na cruz. A realeza de Cristo é universal e tem um poder real sobre tudo e sobre todos; nenhuma realeza criada escapa a seu juízo supremo. Ele adquiriu essa realeza por sua morte na cruz em remissão de todos os pecados. O primogênito de toda criatura é também o primogênito entre os mortos, o ressuscitado.

A Jesus foi dado todo o poder, a honra e a glória, mas n'Ele, a realeza é sinônimo de serviço e doação.O Reino de Jesus é diferente do reino do mundo. Ali, a exploração dá lugar à partilha e, a opressão dá lugar à fraternidade.Quem acolhe o Reino de Jesus faz o que Ele fez: dá testemunho da verdade e da justiça.

O Reino de Deus está presente na terra desde a vinda de Jesus. Do mesmo modo, o juízo final já está se realizando em nossa vida. A sentença não será mais do que tornar público o que realizarmos dia a dia, nosso amor ou desamor ao próximo.

O Filho de Deus é rei do mundo do amor, da justiça e da paz. Façamos de Jesus o rei de nossas vidas, de nossas famílias, de nossa sociedade, de nossa Igreja, enfim, o Rei que governa e guia os nossos passos a cada dia.


ORAÇÃO
Nós vos pedimos, ó Pai, que infundais em nosso coração o firme propósito de sinalizarmos, com nossa vida, a presença do vosso reino entre nós. Que sejamos sinais vivos de que o vosso reino é possível, pois o buscamos já, aqui e agora. Amém.


0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010