SÃO JERÔNIMO, PRESBÍTERO E DOUTOR DA iGREJA

domingo, 30 de setembro de 2012


Vossas palavras foram encontradas e eu as devorei; elas se tornaram minha delícia e a alegria do meu coração; porque vosso nome, Senhor Deus, foi invocado sobre mim (Jr 15, 16).

“Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo” (São Jerônimo).

A Igreja celebra a memória de São Jerônimo, a 30 de setembro.

Contado entre os maiores Doutores da Igreja dos primeiros séculos, possuidor de vastíssima cultura literária e bíblica, pôs seus talentos a serviço da Bíblia, traduzindo-a para o latim; foi escritor, filósofo, teólogo, retórico, gramático, dialético, historiador, exegeta e doutor, como ninguém , nas Sagradas Escrituras.  Homem muito dinâmico possuía também piedade profunda. Passou os últimos 35 anos de vida na cidade de Belém, em oração, penitência e no estudo da Bíblia.

Nasceu em Estridão (Dalmácia, hoje Iugoslávia) cerca do ano 340. Estudou em Roma e aí foi batizado pelo Papa Libério, aos vinte e cinco anos. Em Roma obteve excelente instrução, que completou no decurso de toda a vida, em numerosas viagens, nas quais manteve amizade com alguns dos mais famosos Padres orientais. Tendo abraçado a vida ascética, partiu para o Oriente e foi ordenado sacerdote aos trinta e oito anos. Regressou a Roma e foi secretário do Papa Damaso. Nesta época começou a revisão das traduções latinas da Sagrada Escritura e promoveu a vida monástica. Mais tarde estabeleceu-se em Belém, onde continuou a tomar parte muito ativa nos problemas e necessidades da Igreja, vivendo aí os seus últimos 35 anos numa vida de oração, penitência e no estudo da Bíblia, morrendo  no ano 420, aos 30 de setembro, já quase octogenário

Jerônimo parecia feito de opostos: temperamento de fogo, muito sensível, leal, austero e apaixonado, impetuoso e reto; vivia de jejuns, trabalho, oração, vigílias. Estes dotes, a enorme erudição, as línguas que dominava, o amor a Cristo e à Igreja fizeram dele um escritor de primeira grandeza, o melhor dos Padres latinos. .Escreveu muitas obras, principalmente comentários à Sagrada Escritura.  Lutou a vida inteira para dominar a si próprio; suas virtudes e sua piedade foram contagiosas: arrastou muitas grandes almas a seguirem de perto a Cristo.



O primeiro período de sua vida foi uma longa série de viagens ao Ocidente e ao Oriente, de experiências de vida monástica, penitências, estudos; encerrou-se em Roma, onde se tornou secretário do Papa Damaso, que o encarregou de preparar a Bíblia em latim, revendo traduções anteriores, ou fazendo novas. O conjunto de sua tradução da Bíblia em latim chamou-se “Vulgata” e foi o texto usado largamente nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento.

O segundo período, após a morte do Papa (385) e algumas viagens ao Oriente, passou-o em Belém, todo entregue à Sagrada Escritura, traduzindo-a e comentando-a. A vastíssima produção literária e a competência bíblica colocam-no entre os maiores doutores da Igreja latina, patrono dos biblistas.

ORAÇÃO

Ó Deus, que destes ao Presbítero são Jerônimo profundo amor pela Sagrada Escritura, concedei ao vosso povo alimentar-se cada vez mais da vossa Palavra e nela encontrar a fonte da vida. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.


Oração a São Jerônimo

Ó Deus, criador do universo, que vos revelastes aos homens, através dos séculos, pela Sagrada Escritura, e levastes  vosso servo São Jerônimo a dedicar a sua vida ao estudo e à meditação da Bíblia, dai-me a graça de compreender com clareza a vossa palavra quando leio a Bíblia.
São Jerônimo, iluminai e esclarecei a todos os adeptos das seitas evangélicas para que eles compreendam as Escrituras, e se dêem conta de que contradizem a religião Católica e a própria Bíblia, porque eles se baseiam em princípios pagãos e supersticiosos.
São Jerônimo, ajudai-nos a considerar o ensinamento que nos vem da Bíblia acima de qualquer outra doutrina, já que é a palavra e o ensinamento do próprio Deus. Fazei que todos os homens aceitem e sigam a orientação do nosso Pai comum expressa nas Sagradas Escrituras.

São Jerônimo, rogai por nós.


(Publicado em 30.09.2010, atualizado em 30.09.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010