SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, VIRGEM E DOUTORA, PADROEIRA DAS MISSÕES

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

"Se não vos converterdes e vos tornardes como crianças, não entrareis no reino dos céus"(Mt 18,3).

Este é o ideal evangélico que a Igreja repropõe a seus filhos como exemplo vivo desta jovem santa.
Sua "pequena via da infância espiritual" tem em si um poder de doação sem limites: "Nunca recusei coisa alguma ao bom Deus!"; mostra a força do amor de Deus no coração da Igreja, no qual descobrira sua vocação.

Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face inicia as comemorações do mês missionário, sendo festejada  no dia        01 de outubro.



Oração

Ó Deus, que preparais o vosso Reino para os pequenos e humildes, dai-nos seguir confiantes o
caminho de Santa Teresinha, para que, por sua intercessão, nos seja revelada a vossa glória. Por
nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Teresa Martin nasceu em 2 de janeiro de 1873, na cidade francesa de Alençon.Aos quinze anos decide entrar para o Carmelo de Lisieux, obtendo a licença do Papa Leão XIII.Aí vai passar nove anos de extraordinária intensidade espiritual. Caminha a passos de gigante na estrada da perfeição. Tudo faz por amor, nada nega a Deus e a suas irmãs. Sente no coração um desejo sempre maior de ser missionária, apóstola, mártir, sacerdote.

Escolhe o caminho mais breve para chegar a Deus: o caminho do Amor, que ela chama de "pequena via".
"É o caminho do abandono, da confiança, da certeza de que o amor de Deus nunca nos pode faltar."
"Do céu farei cair uma chuva de bênçãos".
"Rezar é olhar para o céu, é achegar-se a Deus, é um grito de alegria e de gratidão dirigido a Ele em todos os momentos da vida".

Escreveu por obediência suas experiências interiores, fundidas depois por sua irmã Celina no livro História de uma alma.
Mestra de noviças durante alguns anos, tornou-se para todos mestra de vida espiritual autêntica, segundo o espírito das bem-aventuranças. Foi conduzida por Deus pela mão à total oferta de si mesma ao amor para salvação do mundo.

"Não morro, entro na vida". Foram suas palavras ao deixar este mundo no dia 30 de setembro de 1897. Foi enterrada no cemitério de Lisieux em 4 de outubro, e seu túmulo foi visitado por milhares de peregrinos durante vinte e cinco anos. Só em 1923, por ocasião da beatificação, seus restos mortais foram transferidos para a capela do Carmelo.

"Quisera percorrer a terra. Quisera ser missionária não só um dia mas até a consumação dos séculos, para tornar Jesus conhecido e amado por todos". Em 14 de outubro de 1994 suas relíquias saem pela primeira vez de Lisieux, quase um século depois de sua morte, realizando seu desejo.
O Papa Pio XI declarou-a padroeira principal de todas as missões.

"Não creia que eu nade entre consolações, oh! não! Minha consolação é não ter consolação sobre a terra. Sem se mostrar, sem fazer ouvir Sua voz, Jesus me instrui secretamente, não por meio de livros, pois não compreendo o que leio, mas às vezes uma palavra que me veio no final da oração (tendo ficado no silêncio e na aridez) vem me consolar: 'Eis o mestre que te dou, ele te ensinará tudo o que deves fazer. Quero fazer-te ler no livro da vida, onde está contida a ciência do Amor'. A ciência do amor, ah! sim, esta palavra ressoa docemente aos ouvidos de minha alma; não desejo senão essa ciência; tendo dado por ela todas as minhas riquezas, como a esposa do Cântico dos Cânticos, julgo nada ter dado... 

Compreendo tão bem que somente o amor nos pode fazer agradáveis a Deus, que esse amor é o único bem que ambiciono. Jesus se compraz em mostrar-me o único caminho que conduz a essa fornalha Divina, esse caminho é o abandono  da criancinha que repousa sem medo nos braços de seu Pai... '

Oferecei a Deus sacrifícios de louvores e ações de graças' (Sl 116, 17). Eis tudo o que Jesus nos pede; Ele não tem necessidade de nossas abras, mas somente de nosso amor, pois esse mesmo Deus que declara não precisar dizer-nos que tem fome não teve receio de mendigar da Samaritana um pouco de água. Tinha sede... mas, dizendo 'Dá-me de beber', era o amor de Sua pobre criatura que o Criador do universo reclamava. Tinha sede de amor... Ah! Eu compreendo mais do que nunca, Jesus tem sede, Ele somente encontra ingratidão e indiferença entre os discípulos do mundo; e entre Seus próprios discípulos encontra - que pena!- poucos corações que se entreguem a Ele sem reserva, que compreendam toda a ternura de Seu Amor infinito"( da carta 196, para a Irmã Maria do Sagrado Coração, Obras Completas, pp.549-551).


"Não passo de uma criança, incapaz e débil. No entanto, minha própria fraqueza comunica-me a audácia de oferecer-me como vítima ao Teu amor, ó Jesus! Dantes, só as vítimas puras e sem manchas eram bem aceitas pelo Deus forte e poderoso. Para satisfazer a justiça divina havia necessidade de vítimas perfeitas. Mas à lei do temor sobreveio a lei do amor, e o Amor escolheu-me a mim como holocausto, a mim, débil e imperfeita criatura... Não é digna do Amor, a escolha? Sim, para que o Amor encontre plena satisfação é preciso que se abaixe até ao nada e transforme o nada em fogo... Ó Jesus, sei que o amor só com amor se paga. Por isso, procurei e encontrei um meio de consolar meu coração, retribuindo-Te amor com amor... Filha da luz, compreendi que meus desejos de ser tudo, de abranger todas as vocações, eram riquezas que bem podiam me tornar injusta... 

 A caridade deu-me a chave de minha vocação. Compreendi que a Igreja tinha coração, e que o coração era ardente de amor. Compreendi que o amor fazia os membros da Igreja atuar, e que se o amor se extinguisse os apóstolos já não anunciariam o Evangelho e os Mártires se recusariam a derramar seu sangue... Compreendi que o AMOR abrange todas as vocações, alcançando todos os tempos e todos os lugares... Numa palavra, é ETERNO...
Então, no transporte de minha delirante alegria pus-me a exclamar: ó Jesus, meu amor, minha vocação, encontrei-a afinal: MINHA VOCAÇÃO É O AMOR!
Sim, atinei com meu lugar na Igreja, e tal lugar, ó meu Deus, fostes Vós que me destes. No coração da Igreja, minha mãe, serei o amor. Assim serei tudo...Assim se realizará meu sonho!'

"Em verdade a messe é grande, mas o número de operários é pequeno; pedi, pois, ao dono da messe que envie operários" (Lc 10,2) ... "Levantai os olhos e vede como os campos estão já brancos para a colheita" (Jo 4, 35b), outrora Jesus dizia a Seus discípulos mostrando-lhes os campos de trigais maduros. Que mistério!... Por que estas palavras de Jesus? 

Ah! é que Jesus tem por nós um amor tão incompreensível que Ele quer que tomemos parte com Ele na salvação das almas. Nada quer fazer sem nós. O Criador do universo espera a prece duma pequena alma para salvar as outras almas resgatadas como ela ao preço de todo Seu sangue. Nossa vocação não é a de ir ceifar os campos dos trigais maduros... Nossa missão é ainda mais sublime. Eis as palavras de nosso Jesus:  'Levantai os olhos e vede'.  Vede como em meu Céu há lugares vazios, cabe a vós enchê-los, vós sois meus Moisés orando sobre a montanha, pedi-me operários e eu enviarei, espero apenas uma prece, um suspiro de vosso coração!...
Nossa missão como carmelitas é formar operários evangélicos que salvarão milhares de almas das quais nós  seremos as mães... Acho que nossa parte é muito bela, que temos nós a invejar os padres?..."(Carta 135, para Celina, Obras Completas pp. 448-489).

Oração

Ó Jesus, desejo consolar-Vos da mágoa que tendes da ingratidão dos pecadores, e peço-Vos que me tireis a liberdade de Vos poder desagradar. Se por fragilidade vier a cair, purificai logo minha alma com Vosso divino olhar, consumindo todas as minhas imperfeições, com o fogo que a tudo transforma em sua substância.
(Publicado em 01.10.10, atualizado em 01.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010