SANTOS ANJOS DA GUARDA, 2 DE OUTUBRO

terça-feira, 2 de outubro de 2012

"Vou enviar um anjo que vá à tua frente, que te guarde pelo caminho e te conduza ao lugar que te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz" (Ex 23,20-21a).

A Igreja comemora neste dia a festa dos Santos Anjos da Guarda ou Custódios. A palavra anjo significa "enviado", mensageiro divino. Em sua piedade, a Igreja sempre acreditou na existência não só dos anjos em geral, dos quais nos fala a Sagrada Escritura, mas também de anjos destinados a guardar e proteger os homens na sua caminhada terrena.

Os Evangelhos falam com frequência dos Anjos. É particularmente tocante a afirmação de Jesus em defesa dos pequeninos: "Seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus" (Mt 18, 10).
"Desde a infância até a morte, a vida humana é cercada pela sua proteção e pela sua intercessão.'Cada pessoa tem a seu lado um anjo como protetor e pastor para conduzí-lo na vida'. Ainda aqui na terra, a vida cristã participa na fé, na sociedade bem-aventurada dos anjos e dos homens, unidos em Deus" (cf. CIC 336).

O culto dos Anjos da guarda a princípio esteve unido ao de são Miguel. A partir do século XVI aparece como festa própria em muitas igrejas, tendo sido introduzido no calendário romano em 1615. A história da salvação atinge cada homem em sua situação concreta; a promessa bíblica: "Precederte-á o meu anjo" (Ex 23,20.23) realizou-se para o povo eleito, para a Igreja, e verifica-se para toda Igreja local, para todo grupo ou comunidade, para cada pessoa. Muitos santos tiveram, por isso, grande familiaridade e devoção para com seu anjo da guarda.

"Deveis ter muita devoção por vosso anjo da guarda...Oh! Como são numerosas e preciosas as vantagens que podemos obter dessa devoção! Nossos anjos bons são chamados de anjo da guarda, que têm a missão dada por Deus de nos assistir, enviando-nos suas inspirações, de nos defender dos perigos, de nos repreender para superar os nossos defeitos, e de perseguir as virtudes", (São Francisco de Sales)

Para São Bernardo de Claraval, devemos ter três atitudes em relação ao Santo Anjo da Guarda:
- respeito, porque é um ser mais perfeito e mais digno do que nós,
- confiança, para confidenciar-lhe as dificuldades, pedir-lhe ajuda e disposição para cumprirmos a missão da vida e,
- amor, devoção e gratidão, a fim de que sejamos dóceis às suas inspirações, porque na realidade são inspirações de Deus; ter confiança nas iniciativas dele e agradecer sua preciosa e benéfica intercessão junto ao Criador.

O anjo faz por nós mais do que pensamos, pois como ele, sua ação também é invisível; só no céu conseguiremos saber tudo quanto lhe devemos, todos os males da alma e do corpo de que nos preserva, todos os bens que busca para nós, todas as graças que nos assegura, todos os serviços que nos presta.
Atuando em nome de Deus, eles nos guardam e zelam pela realização dos desígnios de Deus a nosso respeito.
O alimento mais perfeito para  nosso anjo da guarda é a nossa disposição de fazer a vontade de Deus.

São Pio de Pietrelcina quando atendia confissões ou cumprimentava as pessoas, ou as atendia em oração, sempre invocava a proteção dos anjos: "que o anjo de Deus te acompanhe" ou "que o anjo de Deus te acompanhe e te abra as portas", ou ainda "que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e teu guia". Cultivemos este salutar costume, invocando a proteção dos anjos sobre nossos filhos, esposos, amigos ou mesmo pessoas a quem encontramos diariamente.

Em comunhão com toda a Igreja peregrinante, veneramos os Anjos e louvamos a Deus, que nos concede experimentar sua poderosa intercessão, "até que o Senhor venha em sua glória e com ele todos os anjos" (cf Mt 25,31) e, destruída a morte, lhe sejam submetidas todas as coisas (cf 1 Cor 15, 26-27)" (LG 49).

Oração
Ó Deus, que na vossa misteriosa providência mandais os vossos Anjos para guardar-nos, concedei que nos defendam de todos os perigos e gozemos eternamente do seu convívio. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Oração ao anjo da guarda
Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém.

Oração ao Santo anjo da guarda
Ó meu santo anjo da guarda, vós que me fostes dado por Deus como companheiro para toda a minha vida, salvai-me para a eternidade e cumpri vossa obrigação para comigo, a qual vos foi confiada pelo Deus de amor.
Sacudi-me na tibieza e livrai-me de minha fraqueza.
Preservai-me de qualquer caminho ou pensamento mau. Abri meus olhos para Deus e para a cruz.
Fechai meus ouvidos às inspirações do inimigo maligno.
Velai sobre mim quando durmo e fortificai-me durante o dia, para o cumprimento do dever e para cada sacrifício.
Deixai-me ser um dia de vossa alegria e vossa recompensa no céu. Amém.
(Publicado 02.10.10, atualizado 02.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010