SÃO BENEDITO, 05 DE OUTUBRO,RELIGIOSO, DA ORDEM I

sexta-feira, 5 de outubro de 2012



São Benedito, cognominado "o Mouro" ou "o Preto" no Brasil, nasceu na localidade de Filadelfo, perto de Messina, na ilha de Sicília, Itália, por volta do ano 1526.


 De pais escravos, vindos da Etiópia para San Fratello na Sicília,foi educado pelos pais no temor de Deus, crescendo na piedade e inocência e, levando vida simples e pobre. 

Para entregar-se a uma vida de maior perfeição cristã, vendeu seus bens e fez-se eremita franciscano nas vizinhanças de Palermo, eremitas organizados por São Jerônimo de Lanza, que viviam sob a Regra de São Francisco de Assis. 

Mais tarde atendendo a um decreto de Pio IV, em 1562, obrigando a todos os que seguissem a Regra de São Francisco a viverem em conventos de sua Ordem, Benedito obedeceu. Passou quase todo o resto de sua vida no convento de Santa Maria de Jesus, em Palermo,  dedicando-se a trabalhos humildes.

Possuía disponibilidade para todo serviço, de profunda piedade, humildade e espírito de penitência, dedicando-se à observância perfeita da Regra.  Embora analfabeto, era dotado de prudência, tino prático e carisma de liderança;  chegou a exercer o ofício de  Guardião (Superior  do Convento), mesmo não sacerdote, e mais tarde vemo-lo novamente trabalhando na cozinha. 

Primava pelo bom exemplo e, foi premiado por Deus com o dom dos milagres , em vida.  Era austero consigo, mas bondoso e prestativo para com os irmãos de hábito e, procurado pelos fiéis como conselheiro e intercessor em orações.

 Morreu a 4 de abril do ano de 1589. Foi venerado de imediato pelo povo de Palermo, que o escolheu desde 1652 como patrono especial desta cidade.Seu culto cedo se espalhou pela Itália, Espanha, Portugal, Brasil, México e Peru. 

 Pio VII inscreveu-o solenemente no rol dos santos em 24 de maio de 1807. Sua festa é celebrada em 4 de abril, data de sua morte, mas no Brasil, por decisão da CNBB, em 1983, passou a ser celebrada em 5 de outubro.

Oração



Glorioso São Benedito, grande confessor da fé, com toda confiança venho implorar a vossa valiosa proteção. Vós, a quem Deus enriqueceu com os dons celestes, impetrai-me as graças que ardentemente desejo, para maior glória de Deus.

 Confortai o meu coração nos desalentos. Fortificai minha vontade para cumprir bem os meus deveres. Vinde orientar-me nas horas decisivas da vida. Dai-me confiança nos desânimos e sofrimentos. 
Sede o meu companheiro nas horas de solidão e desconforto. Assisti-me e guiai-me na vida e na hora da minha morte, para que eu possa bendizer a Deus neste mundo e gozá-lo na eternidade com Jesus Cristo, a quem tanto amastes. Assim seja.
                                   São Benedito, rogai por nós.
(Publicado em 05.10.10, atualizado em 05.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010