SÃO SIMÃO, APÓSTOLO, MÁRTIR

domingo, 28 de outubro de 2012

"Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi".

Data de comemoração: 28 de outubro, juntamente com São Judas Tadeu.

A liturgia uniu numa só comemoração estes dois Apóstolos, assim como aparecem sempre juntos no catálogo dos discípulos de Cristo, antes de Judas Iscariotes, que vem em último lugar. A tradição os identifica como Simão e Judas, parentes de Jesus(Mc 6,3).

São Simão, o Zelote
São Simão é talvez, o mais desconhecido dos apóstolos, tendo recebido na Bíblia os nomes de Zelote e Cananeu, para diferenciar de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos Mateus e Marcos, provavelmente por ser de Caná da Galiléia.. Mas quando Lucas, no seu Evangelho, o chama de "o zelote", parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores.

Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo, depois de Pentecostes, percorreu caminhos pregando o Evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, limpou leprosos e expulsou espíritos maus.

Outros relatos falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Nicéforo Calisto diz que Simão pregou na África e na Grã-Bretanha. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa.

Martírio dos dois apóstolos
Conta uma antiga tradição que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e desde então viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do império persa, deixando o conhecimento histórico e religioso, como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que no dia 28 de outubro do ano 70, houve o martírio dos dois apóstolos a mando dos sacerdotes pagãos, preocupados com a eloqüência das pregações que convertiam multidões inteiras.


 São Fortunato, Bispo de Poitiers no fim do século VI, indica estarem Simão e Judas enterrados na Pérsia. Isto vem das histórias apócrifas dos apóstolos; segundo elas, foram martirizados em Suanir, na Pérsia, a mando de sacerdotes pagãos que instigaram as autoridades locais e o povo, tendo sido ambos decapitados. É o que rege o martirológio jeronimita.

 Uma tradição abissínia narra que Simão Zelote teria sido morto na cruz pelos próprios judeus. Outros dizem que Simão foi sepultado perto do Mar Negro; na Caucásia foi elevada em sua honra uma igreja entre o VI e o VIII séculos. 
Beda, pelo ano de 735, colocou os dois santos no martirológio a 28 de outubro; assim ainda hoje os celebramos. Na antiga basílica de São Pedro do Vaticano havia uma capela dos dois santos, Simão e Judas, e nela se conservava o Santíssimo Sacramento.
São Simão e São Judas Tadeu, rogai por nós
(Publicado em 28.10.10, atualizado em 28.10.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010