SANTO HOMOBONO OU HOMEMBOM, ESPOSO, PAI DE FAMÍLIA, COMERCIANTE, 13 DE NOVEMBROua

segunda-feira, 12 de novembro de 2012


Esta imagen de San Homobono está en el Templo de San Felipe en Zaragoza, España. FotografíacortesíadeKelkian.http://elsenordelhospital.blogspot.com.br
Nasceu de uma modesta família ao norte da Itália, pelo ano 1140. Seu nome Homobono, que significa "Homem Bom" foi sinal profético da santidade que iria alcançar. Quando jovem ajudou o pai na atividade comercial, tomando conhecimento dos abusos e astúcias da profissão. Passou toda sua vida nesta atividade, sempre com consciência honesta e leal, vivendo vida de piedade e oração, caridoso, corretíssimo nos seus compromissos e obrigações, a ninguém prejudicando. Com maior escrúpulo evitava enganos, fraudes, mentiras e adulterações nas transações comerciais.

Observava rigorosamente os domingos e dias santos de guarda, reservados ao culto a Deus e à prática de boas obras, sobretudo visita aos doentes. Todo tempo de sobra nos seus deveres, dedicava-se à oração, e a longas visitas em adoração ao Santíssimo Sacramento da Eucaristia. Nas viagens a negócios, procurava conciliar os compromissos com os deveres religiosos e seu relacionamento com o próximo era um verdadeiro apostolado pela palavra e pelo bom exemplo.  Em determinada circunstância, seu prestígio concorreu para pacificar os cidadãos de sua cidade.

Era generoso com os pobres, a nenhum negando seu auxílio ou esmola. Sua esposa que não compartilhava das suas atitudes generosas, chegou certa vez a investir contra ele com maldições e injúrias. Suportando com paciência e mansidão, observou à esposa a promessa de Cristo: "Dai e vos será dado em medida mais abundante". A mulher continuou mostrando-se inacessível ao argumento evangélico até lhes acontecer um fato extraordinário. Durante uma carestia, Homobono procurado por uma multidão de pobres, aproveitando-se da ausência da mulher, distribuiu tudo o que possuía. Esta ao retornar, encontrou em casa a mesma abundância de alimentos que deixara ao sair, passando a conformar-se mais com a liberalidade do marido.

Homobono morreu no dia 13 de novembro de 1193, quando estava assistindo à Santa Missa. Numerosos milagres aconteceram sobre o seu túmulo, levando o bispo de Cremona a promover o processo de canonização. Sua devoção estendeu-se pela Itália, e também França e Alemanha. Foi proclamado padroeiro dos comerciantes.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010