SÃO JOSAFÁ, BISPO, RELIGIOSO, MÁRTIR, 12 DE NOVEMBRO

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

“O Reino de Deus está no meio de vós.”
O Reino é a presença do Espírito Santo entre os homens, a graça de sua salvação que trabalha em nosso meio, quer saibamos disso ou não .
Hoje celebramos a memória do santo Bispo que derramou o seu sangue por amor do Supremo e Único Pastor das ovelhas, tornando-se precursor do ecumenismo.
 São Josafá, um bispo de rito oriental, é tido como mártir da unidade da Igreja, porque morreu tentando unir a Igreja ortodoxa com Roma. 


João Kuncevicz nasceu em Wladimir (Ucrânia), no ano de 1580, numa família de ortodoxos, ou seja, ligados à Igreja Bizantina e não à Igreja Romana e, promoveu a unidade católica em um país dividido entre ortodoxos e católicos. Abraçando o catolicismo, ele respondeu ao chamado para a vocação religiosa. 
Com a mudança de vida mudou também o nome para Josafá, pois era comerciante até que, tocado pelo Espírito do Senhor, abraçou a fé católica e entrou para a Ordem de São Basílio, na qual, como monge desde os 24 anos, tornou-se apóstolo da unidade e sacerdote do Senhor. Dotado de muitas virtudes e dons, foi superior de vários conventos, até tornar-se, apesar da pouca idade, Arcebispo de Polotsk em 1618 e lutar pela formação do Clero, pela catequese do povo e pela evangelização de todos. 


São Josafá, além de promover com o seu testemunho a caridade para com os pobres, desgastou-se por inteiro na promoção da unidade da Igreja Bizantina com a Romana; por isso conseguiu levar muitos a viverem unidos na Igreja de Cristo. Os que entravam em comunhão com a Igreja Romana, como Josafá, passaram a ser chamados de "uniatas", ou seja, excluídos e acusados de maus patriotas e apóstatos, segundo os ortodoxos.


 Aconteceu que numa viagem pastoral, Josafá, com 43 anos na época, foi atacado, maltratado e martirizado. Após ser assassinado, São Josafá foi lançado no rio Divina. Tudo ocorreu no dia 12 de novembro de 1623, na cidade de Vitebsk, na Bielorússia. Seu corpo, depois, foi recuperado e enterrado na Polônia, venerado pelos fiéis. Dessa forma, entrou no Céu, e de lá continua intercedendo pela unidade dos cristãos, tanto assim que os próprios assassinos mais tarde converteram-se à unidade desejada por Nosso Senhor Jesus Cristo. 
O papa Pio IX canonizou-o em 1867, no 18° centenário dos apóstolos Pedro e Paulo. Sua "Memória" tem hoje um valor ecumênico.


São Josafá, rogai por nós!

São Josafá é o patrono da Ucrânia"Eu estou aqui no meio de vocês como um pastor, e deveriam saber como eu ficaria feliz de dar-lhes minha vida. Estou pronto a morrer pela união sagrada, pela supremacia de São Pedro e do seu sucessor, o Supremo Pontífice. "


ORAÇÃO
Suscitai, ó Deus, na vossa Igreja o Espírito que impeliu o bispo são Josafá a dar a vida por suas ovelhas e concedei que, por sua intercessão, fortificados pelo mesmo Espírito, estejamos prontos a dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
(Publicado em 12.11.10, atualizado em 12.11.2012)

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010