SÃO LEOPOLDO, REI DA ÁUSTRIA, 15 DE NOVEMBRO

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

                                       foto wikipedia
Exemplo de rei, cristão, esposo e pai, Leopoldo nasceu em Melk, no ano 1073, e foi batizado com o nome de seu pai. Pertencia à casa real de Bagengerg, da Áustria, que há muitos séculos descendia dos imperadores de Augsburg e dos grãos duques de Lorena.. Recebeu no lar uma aprimorada educação profundamente cristã, e foi iniciado nos segredos da ciência e da virtude por um sábio e santo monge. 
Após a morte do pai, assumiu o reino da Áustria em 1096, como Leopoldo III, numa época em que o país começava a ser uma grande potência européia, conduzindo-o com honradez, lealdade, retidão e profunda religiosidade. Casou-se com a princesa Inês, filha do imperador da Alemanha, Henrique IV, o famoso déspota que entrou em conflito com o Papa Gregório VII, no histórico episódio de Canossa. Inês, viúva com três filhos, foi uma esposa piedosa e delicada, formando um lar exemplar com Leopoldo, ao qual deu dezoito filhos. Estes, já crescidos, povoaram conventos, mosteiros e episcopados como uma verdadeira semeadura de virtude cristã,  florescendo para a Igreja dois relevantes servidores, os santos Conrado, bispo de Salzburg, e Oto, bispo de Freising. Incentivou o marido a fundar o mosteiro cisterciense de Neuburgo, e ter no reino uma Ordem religiosa que fosse dedicada às orações e obras de caridade, atraindo as bênçãos de Deus sobre o governo e a nação.

Durante quarenta anos, Leopoldo governou com justiça e prosperidade, inspirado nos princípios evangélicos da justiça e da caridade e no respeito aos direitos da Igreja, promovendo o verdadeiro bem do povo. Como governante hábil, firme, honrado, e caridoso, ganhou o amor e o respeito do seu povo que o apelidou de "pai dos pobres".Sob seu comando a cidade de Viena converteu-se em sede da Corte e em porto de grande importância. Desaprovou as arbitrariedades do seu cunhado Henrique V, no relacionamento com a Igreja. Morrendo Henrique V, ele foi indicado como o mais próximo sucessor no Império Alemão, porém  renunciou em favor do sábio e reto príncipe Lotário III,  ao qual acompanhou a Roma para ser coroado imperador do Sagrado Império Romano (1132). 
Leopoldo providenciou o início da devoção a Nossa Senhora de Mariazell, que se tornou o mais importante santuário mariano da Áustria. Mandou construir a igreja, abrir a estrada de acesso para os romeiros e favoreceu a chegada dos monges beneditinos a fim de cuidarem do culto e difusão da devoção a Nossa Senhora. Em seu longo reinado, a Áustria teve um período particularmente calmo, próspero e feliz.

Foi chamado pelo povo "Rei Piedoso e Pai dos pobres"
Sua vida privada foi similar e digna dos ascetas, por isso foi chamado de "o Pio". 


Morreu em Viena com fama de santidade, aos 15 de novembro de 1136, com 63 anos de idade, sendo pranteado por seus súditos que em vida o estimavam e veneravam. O Papa Inocêncio IV declarou-o padroeiro da Áustria,  em 1250, e em 1486 foi canonizado pelo Papa Inocêncio VIII. S5a festa é comemorada nacionalmente.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010