SÃO CARLOS BORROMEU, BISPO, REFORMADOR, 04 DE NOVEMBRO

domingo, 4 de novembro de 2012

São Carlos Borromeu nasceu em Arona, perto de Milão, Itália, em 1538. Sua mãe, uma mulher piedosa, irmã do Papa Pio IV, cuidou da educação moral e religiosa de Carlos. Tendo estudado direito na Universidade de Pavia, revelou uma inteligência aberta e especial tino para lidar com as pessoas e os negócios.

Sua carreira eclesiástica começou de modo não muito animador para as pessoas que desejavam a reforma da Igreja. Naquele século, por toda a Europa elevavam-se as vozes pedindo pela reforma que deveria começar pelos próprios bispos e padres.O "Concílio de Trento" legislou de modo admirável sobre o assunto, mas muitos duvidavam da eficácia dos decretos.
Pio IV, como muitos papas daquela época, seguindo a política nepotista, nomeou cardeal e arcebispo de Milão seu sobrinho Carlos, mesmo sem ser sacerdote e contando apenas vinte e dois anos de idade. Este recebeu as ordens do sacerdócio e do episcopado, dois anos depois e sua vida tomou a direção piedosa e ascética. Executou todos os decretos da reforma, criando com isto um modelo que influiu na Igreja toda, e passou à história como tipo acabado e modelo perfeito de pastor, conforme o ideal traçado no Concílio de Trento. Secretariou seu tio papa, tornando-se ótimo conselheiro, influenciando-o a levar a termo o Concílio de Trento que se  encontrava num impasse.

Acabado o Concílio, São Carlos decidiu deixar Roma e fixar-se em Milão para dedicar-se imediatamente à tarefa da reforma da Igreja, consumindo-se nesta tarefa até morrer esgotado pelas fadigas, em 1584, aos quarenta e seis anos de idade.

Sua ação pastoral foi vasta e profunda, suas diretrizes e iniciativas, principalmente no campo da doutrinação dos fiéis, atravessaram vários séculos. Promoveu a dinamização da vida eclesiástica na diocese, incentivando o dever da residência dos vigários; organizou e presidiu vários sínodos diocesanos e inúmeros concílios provinciais; foi o primeiro bispo a aplicar o decreto do Concílio na fundação de seminários para a formação de sacerdotes, impulsionou a imprensa e a criação de escolas e incrementou a formação catequética dos fiéis.
Visitou toda a sua vasta diocese que compreendia mais de mil paróquias, com igrejas em localidades mais afastadas e de difícil acesso. Nomeado visitador apostólico, com o fim de introduzir as reformas do Concílio de Trento nas 15 dioceses sufragâneas de Milão,  visitou-as em viagens cansativas e percorreu muitas regiões da Suíça, fortalecendo a fé dos fiéis ameaçada pelas doutrinas heréticas. Suas visitas pastorais eram precedidas ou acompanhadas por missões populares promovendo verdadeira renovação cristã entre o povo.

Ao lado desta atividade São Carlos era dotado de uma caridade extraordinária, manifesta sobretudo nos anos em que a peste se alastrava em sua diocese. Deu também mostras de grande piedade ao promover uma procissão de penitência para pedir a misericórdia divina e o perdão dos pecados, ao acompanhar a procissão como exemplo  de penitente, descalço, com uma corda ao pescoço e uma cruz aos ombros.

Segue abaixo, para sua meditação, leitura tirada do Ofício das Leituras.


Do Sermão proferido no último sínodo por São Carlos, bispo
(ActaEclesiae Mediolanensis, Mediolani 1599,1177-1178)
(Séc.XVI)

Não sejas como quem diz uma coisa e faz outra
Somos todos fracos, confesso, mas o Senhor Deus nos entregou meios com que, se quisermos, poderemos ser fortalecidos com facilidade. Tal sacerdote desejaria possuir uma vida íntegra, que dele é exigida, ser continente e ter um comportamento angélico, como convém, mas não se resolve a empregar estes meios: jejuar, orar, fugir das más conversas e de nocivas e perigosas familiaridades.

Queixa-se de que, ao entrar no coro para a salmodia, ao dirigir-se para celebrar a missa, logo mil pensamentos lhe assaltam a mente e o distraem de Deus. Mas, antes de ir ao coro ou à missa, que fez na sacristia, como se preparou, que meios escolheu e empregou para fixar a atenção?

Queres que te ensine a caminhar de virtude em virtude e como seres mais atento ao ofício,
ficando assim teu louvor mais aceito de Deus? Escuta o que digo. Se ao menos uma fagulha do amor divino já se acendeu em ti, não a mostres logo, não a exponhas ao vento! Mantém
encoberta a lâmpada, para não se esfriar e perder o calor; isto é, foge, tanto quanto possível, das distrações; fica recolhido junto de Deus, evita as conversas vãs.

Tua missão é pregar e ensinar? Estuda e entrega-te ao necessário para bem exerceres este
encargo. Faze, primeiro, por pregar com a vida e o comportamento. Não aconteça que, vendo-te dizer uma coisa e fazer outra, zombem de tuas palavras, abanando a cabeça.

Exerces cura de almas? Não negligencies por isso o cuidado de ti mesmo, nem dês com tanta
liberalidade aos outros que nada sobre para ti. Com efeito, é preciso te lembrares das almas que diriges, sem que isto te faça esquecer da tua.

Entendei, irmãos, nada mais necessário aos eclesiásticos do que a oração mental que precede, acompanha e segue todos os nossos atos: Salmodiarei, diz o Profeta, e entenderei (cf. Sl 100,1 Vulg.). Se administras os sacramentos, ó irmão, medita no que fazes; se celebras a missa, medita no que ofereces; se salmodias no coro, medita a quem e no que falas; se diriges as almas, medita no sangue que as lavou e, assim, tudo o que é vosso se faça na caridade (1Cor 16,14). Deste modo, as dificuldades que encontramos todos os dias, inúmeras e necessárias (para isto estamos aqui), serão vencidas com facilidade. Teremos, assim, a força de gerar Cristo em nós e nos outros.

Responsório 1Tm 6,11b; 4,11.12b.6a
 R. Segue a justiça, a piedade e a fé, a caridade, a paciência, a mansidão.
* Ordena e ensina essas coisas e, tu mesmo, sê exemplo aos fiéis.
V. Expondo tudo isso aos irmãos, serás bom servidor de Jesus Cristo. * Ordena.

Oração
 Ó Deus, conservai no vosso povo o espírito que animava São Carlos Borromeu, para que a
vossa Igreja, continuamente renovada e sempre fiel ao Evangelho, possa mostrar ao mundo a verdadeira face do Cristo. Que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo.

0 comentários:

Postar um comentário

 
São Francisco da Penitência OFS Cabo Frio | by TNB ©2010